Formulário de Contacto

Nome

Email *

Mensagem *

terça-feira, 3 de junho de 2014

A Importância dos Objectivos na Estratégia Empresarial e Pessoal


O psiquiatra austriaco Viktor Frankl, que durante a 2ª guerra foi prisioneiro nos campos de concentração alemães, demonstrou, através de trabalho realizado exactamente durante essa sua experiência, que a força do propósito, aquela que deriva do estabelecimento de objectivos na nossa vida pessoal e profissional, é a força mais poderosa de todas, aquela que tem um maior poder mobilizador do ser humano.


Habituámo-nos a utilizar o termo objectivos, de uma forma muito ligeira na nossa vida, e é isso que passamos a todos aqueles que à nossa volta estão. Na maior parte das vezes, confundimos objectivos com desejos, o que significa algo totalmente diferente, e que não dará a consistência, a força de propósito que precisamos para o atingir daquilo a que nos propomos. Um verdadeiro objectivo, implicar cortar com muitas das alternativas existentes. significa tomar uma decisão, e a palavra decisão vem mesmo de um corte, de uma cisão.

Quando establecemos um objectivo, o mesmo vai transformar-nos em pessoas diferentes, nos mais variados aspectos da nossa vida, porque, sabemos que para o atingir, vamos ter de fazer coisas diferentes, e acreditar em coisas diferentes, o que também nos vai transformar em pessoas diferentes. Muitas vezes, na nossa vida pessoal e na vida das empresas, o importante não é o objectivo que estabelecemos  mas sim, o que nos transformamos, e o que operamos na vida da nossa empresa, no caminho para chegar a esse mesmo objectivo. 

Os objectivos de verdade, aqueles que o são realmente, e que mexem realmente com o nosso percurso, dão-nos uma direcção, em que mobilizamos os nossos recursos e o nosso sentido de urgência. 

"TOTAL CONCENTRAÇÃO DE PODER"

É pela definição de objectivos, que os empresários e as pessoas bem sucedidas são preocupadas, porque sabem que são os objectivos que lhes trazem o poder de agir, e que os ajudam a lidar com a frustração, pois no processo de atingir algo ou alguma coisa, ocorre sempre frustração, e é esse propósito, derivado da grandeza dos objectivos, que traz a capacidade de resistência e de combate às dificuldades. Os objectivos devem ser grandes e nossos, e não, os normalmente impostos pela sociedade.

Aquilo que acontece muitas das vezes, e em especial na nossa vida pessoal, que depois influencia a nossa vida profissional, é que, os objectivos são estabelecidos de acordo com as balizas inferiores e superiores, que resultam do meio envolvente em que estamos inseridos. Crescemos e vivemos na maior parte das vezes, até nos equipararmos aos nosso pares. E isto, acontece na nossa vida pessoal, e também na nossa vida profissional, e na vida das nossas empresas.

- Um verdadeiro objectivo fará de nós e da nossa empresa, alguém com mais valor.
- Objectivos fortes, exigem porquês fortes, independente dos "como".
- Os objectivos valem pelo valor que podemos levar ao mercado.
- Os objectivos valem acima de tudo pelo que transformam o empresário e os seus colaboradores.

Jim Rohn dizia "Faz-te milionário! Não pelo dinheiro, mas pela pessoa em que te tornarás no processo". Fazer de nós e das nossas empresas, melhores exemplos para a sociedade e, pessoas e empresas diferentes.

Na definição de objectivos, há três regras que considero essenciais para que estes assumam a importância que devem na nossa vida e das nossas empresas.

1 - Rescrever todos os dias os objectivos;
2 - Medir a evolução para o atingir os objectivos;
3 - Establecer um limite temporal para os atingir.

Pensem grande e definam os vossos objectivos.
Bom trabalho.

Sem comentários:

Enviar um comentário