Na edição de Junho da revista exame, há um trabalho muito interessante sobre os novos negócios da restauração, e de que forma estes têem conseguido crescer, num sector fortemente afectado pela conjuntura económica nacional, e pelo aumento do IVA para 23%
3.5 mil milhões, foi quanto valeu o negócio da restauração em 2013. Menos 6,3% do que em 2012
Os restaurantes de comida rápida, representam 18,7% da facturação do total do sector, sendo que em 2013, o conceito de fast food teve um ligeiro acréscimo de 0,8%
Neste trabalho da revista exame, há ainda destaque para o novo conceito dos mercados tradicionais, como é o caso do mercado da ribeira ou de campo de ourique, em Lisboa, e do mercado do bom sucesso no Porto, que viraram "food courts", à semelhança do que já se faz em alguns mercados europeus como o San Miguel em Madrid, ou o Borough Market em Londres.
A Padaria Portuguesa, a Merenda Portuguesa, as Bifanas de Vendas Novas, o Prego Gourmet, H3, Go Natural, Ori, e Noori Sushi, são os conceitos apresentados neste trabalho, e que espelham o sucesso no setor da restauração em Portugal.
Neste sector em especial, o que está a matar milhares de negócios em portugal, é na maioria dos casos, os modelos de negócio errados e a gestão arcaica.
Segundo João Vieira Pereira, director da revista Exame, estes novos negócios possuem todos uma matriz comum. "Uma boa ideia conjugada com uma capacidade de gestão bastante desenvolvida".
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